Romantismo - acadêmico de letras
União das Escolas Superiores da funeso – UNESF
Centro de Humanidades – CH
Romantismo
Olinda/2012
Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO
União das Escolas Superiores da funeso – UNESF
Centro de Humanidades – CH
Romantismo
Trabalho para ser entregue ao professor José Carlos da disciplina Literatura Brasileira pelo aluno Raphael C. Camboim do 4º período de Letras/Inglês - Noite.
Olinda/2012
Sumário
Introdução: Contexto Histórico e Conceito de Romantismo 04
As Diversas Formas de Expressão do Romantismo 05 Artes Plásticas 05 Literatura 05 Música 06 Teatro 06
O Romantismo no Brasil 07 A Literatura Romântica no Brasil 07 A Música Romântica no Brasil 10
Considerações Finais 12
Referências Bibliográficas 13
Introdução
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
O termo romântico refere-se ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
O culto à natureza e à imaginação já havia começado com os escoceses no século XIII, quando surgiram as primeiras histórias de cavaleiros e donzelas, em verso. Nessa época, as narrativas eram chamadas de romance, palavra que deriva do advérbio