Documentos trabalho
CURITIBA 2012
IMPLICAÇÕES COMERCIAIS NO PROCESSO DE PREVISÃO DE VENDAS: A QUESTÃO META VERSUS PREVISÃO E A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Logística de Suprimentos do curso de Administração da FAE Centro Universitário.
CURITIBA
ABRIL 2012
RESUMO
A previsão de vendas vem ganhando cada vez mais importância dentro das empresas, devido aos efeitos que podem causar numa organização a previsão de vendas.
A baixa qualidade de previsão de vendas pode acarretar nos custos de uma empresa de maneira muito significativa.
Por exemplo, uma previsão de baixa qualidade resulta numa obtenção de mercadorias muito fora da realidade, o que gera um custo maior para a empresa, pois vai acabar comprando mais que o necessário e consequentemente acabara fazendo estoque ou então comprar menos que o necessário e perder vendas.
Muitas vezes mesmo sendo detectado o erro na previsão a tempo, para fazer com que a mercadoria chegue o mais rápido, a produção do produto terá de ser mais eficiente e o meio pelo qual o produto terá que chegar ate a empresa, acarretara num processo logístico mais intenso. Todas estas perturbações vão refletir nos custos da empresa.
Devido a estes problemas de previsão de vendas, foram desenvolvidos ferramentas para projeção da demanda por item e localidade. Essa ferramenta que combina métodos estatísticos de previsão junto à parte comercial de vendas da empresa que tem como objetivo deixar claro a diferença entre metas comerciais e previsão de vendas.
Os métodos estatísticos para previsão de venda são fundamentais, mas não podem ser utilizados de maneira isolada. Os resultados devem ser analisados por todos os profissionais envolvidos no processo para obtenção de um resultado final.
O método