Administracao estrategica
1 – Titulo:
Mulheres empreendedoras: medos, conquistas e qualidade de vida
2- Autores:
Eva Gertrudes Jonathan
3- Período no qual o artigo foi publicado:
Publicado em: 03 de dezembro de 2005 tem q colocar o volume e o numero
4- Temática de estudo abordada na pesquisa:
Este estudo busca analisar as inquietações e o bem-estar subjetivo de mulheres empreendedoras.
5- Características da pesquisa quanto:
- A categoria: Descritiva
- A abordagem: Qualitativa
- Tipo: Estudo de caso
6- Quando a pesquisa foi realizada.
Realizada em 2003
7- Questões de estudo (problema da pesquisa)
O problema do estudo é: Em que pese a tudo isso, o exercício do empreendedorismo feminino não é fácil: há ganhos e perdas. Quais são, então, as fontes de insatisfação?
8- Justificativa para a realização do estudo.
Dentro do contexto de um significativo crescimento do trabalho feminino no Brasil (Bruschini, 1994), as mulheres vêm aumentando sua atuação em posições de liderança nas empresas e conquistando mais terreno no espaço público. No ambiente das micro e pequenas empresas brasileiras, é muito relevante a presença das empresas criadas e lideradas por mulheres, que, dessa maneira, não só constroem para si uma alternativa de inclusão ou permanência no mercado de trabalho, mas também geram empregos e promovem inovação e riqueza, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.
9- Objetivos da pesquisa O presente estudo busca examinar a questão do bem-estar subjetivo e da qualidade de vida de mulheres empreendedoras e contribuir, assim, para a compreensão da dimensão de gênero no contexto do empreendedorismo brasileiro. Nesse sentido, busca-se analisar ganhos e custos psicológicos vivenciados pelas empreendedoras à luz da multiplicidade de papéis que desempenham.
10- Procedimentos metodológicos de investigação: O estudo foi realizado com uma amostra de conveniência constituída de 49 empreendedoras cariocas, atuando em diferentes setores da