Engenharia
ENGENHARIA AMBIENTAL
SANEAMENTO E SAÚDE PÚBLICA
RESUMO
Gerlânio F. de Avelar Turma: 11 /P3
João Pessoa- PB
06/09/11
Resumo: Saneamento e saúde pública
Desenvolvimento sustentável pressupõe o atendimento às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades (ONU 1998).
Diversos estudos mostram que as modificações ambientais provocadas pela ação antrópica, alterando significativamente os ambientes naturais, poluindo o meio ambiente físico, consumindo recursos naturais sem critérios adequados, aumentam o risco de exposição a doenças e atuam negativamente na qualidade de vida da população. As modificações ambientais decorrentes do processo antrópico de ocupação dos espaços e de urbanização, que ocorrem em escala global.
A análise dos impactos potenciais dessas modificações pode ser feita sob o enfoque da mudança nos padrões de consumo e de produção facilitando assim a compreensão dessa questão e das medidas necessárias para a reversão dos problemas instaurados.
Os ecossistemas primero, rural e urbano e a questão ambiental
Conforme Odum (1998), um ecossistema é formado por um conjunto de fatores bióticos e um conjunto de fatores abióticos. Dessa forma, ocorre uma interação entre os organismos vivos e o ambiente físico, com a formação de um fluxo de energia e uma ciclagem de materiais entre a parte viva e a não viva.
Assim, em um ecossistema primevo ou primitivo, o conjunto de atividades antrópicas exerce pequena ou nenhuma alteração nas características naturais do ecossistema considerado.
Em um ecossistema rural, o conjunto de atividades agropecuárias é responsável por mudanças significativas no ambiente primevo.