Gerativisto ....

3194 palavras 13 páginas
Introdução

Antes do surgimento da Lingüística como ciência, os estudos da língua passaram por três fases sucessivas e distintas: a Gramática, que visava unicamente a formular regras para definir o que é certo e o que é errado; a Filologia, que se preocupou em comparar textos de épocas diferentes para determinar as peculiaridades de cada autor, antecedendo a Lingüística Histórica; e a Gramática Comparada, que, ao justapor línguas diferentes, como o sânscrito, o grego e o latim, concluiu que todas pertenciam à mesma família, sendo possível, por exemplo, explicar as formas de uma língua pelas formas de outra.
Essa última fase, a da Gramática Comparada, desenvolvida por Franz Bopp, descobriu aspectos importantes para o desenvolvimento dos estudos das línguas, como por exemplo, a existência de uma relação entre os paradigmas gregos e latinos. Ele percebeu, também, que o paradigma sânscrito deixa clara a noção de radical, elemento determinável e fixo numa série de palavras da mesma família. Assim, o sânscrito ajudou muito as pesquisas lingüísticas, pois acabou esclarecendo outras línguas.
Desde o início dos estudos lingüísticos, surgiram muitos lingüistas importantes como Jacob Grimm, Pott, Kuhn, Aufrecht, Max Müller, Curtius e Schleicher. Alguns deles se aprofundaram nos estudos comparativos, conciliando a Gramática Comparativa com a Filologia, fases que, como vimos, antecederam a Lingüística, fazendo surgir, assim, a escola comparatista. Porém, tal escola nunca se preocupou em determinar a natureza das línguas. Sem essa preocupação, ela não se constituiu em uma ciência, já que não estabeleceu métodos. Nota-se que a condição básica para o surgimento de uma ciência é o estabelecimento de métodos. Essa escola foi exclusivamente comparativa, em vez de histórica. Além disso, ela nunca se questiona os motivos de fazer tais comparações, portanto, dela nada se pode concluir.
Esses estudos comparativos acabaram por não corresponder à realidade e ser estranhos às condições

Relacionados