Administra
RA 389737
1 – tema 1(pág. 233). Atividade individual (1,5). Diante dos sinais de mudança climática, identifique quais são as categorias e setores que mais são afetados na região em que você reside. Aponte alternativas para a diminuição desses sinais.
Resposta:
Apesar do seu forte e competitivo segmento agropecuário, a economia da região de Corumbá, é bastante diversificada, se destacando também as atividades de mineração, pesca e turismo, comércio e serviços. A arrecadação municipal segue a tendência das grandes capitais do país, sendo predominante às receitas proveniente dos setores de comércio e serviços (27,35%). Essa tendência é explicada pelo fato desses serem os setores da economia que mais agregam valores em seus produtos. O município é o terceiro em arrecadação de ICMS no estado. Os dados da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) apontam que a movimentação econômica de Corumbá saltou em 36%, passando R$ 1,88 bilhão no ano de 2006a R$ 2,55 bilhões em2007, crescimento mais expressivo de Mato Grosso do Sul.
Portanto o setor econômico da região consiste em ambas partes tanto no setor da atividade de mineração, quanto da pesca. o rio Paraguai é a principal fonte de abastecimento de água para as comunidades urbanas, após tratamento convencional, uma vez que o rio Paraguai ainda mantém certa qualidade ambiental. Esta qualidade, ou "saúde", é garantida pela conservação dos processos hidrológicos e ecológicos e pela distância das fontes de contaminação doméstica e industrial rio. Quanto ao saneamento básico, a situação de Corumbá e Ladário pode ser considerada crítica. Não há redes de coleta nem estações para tratamento de esgotos. Não há aterro sanitário, construído segundo normas específicas de segurança para evitar contaminação no lençol freático e nos córregos. Conta-se apenas com coleta do lixo doméstico e a especial para lixo hospitalar, porém com destinação