adm publica
Administração Publica
Uberlândia
Março 2014
Sumário
Introdução..................................................03
Teoria de Hannah Arendt...........................03
Perfil dos agentes públicos.........................04
Modelo exemplar de Gestão Publica..........05
Referencias bibliográficas...........................07
1- Introdução
A burocracia significa no mundo atual a eficiência, rapidez e competência, ou seja, é a forma mais racional de exercício de dominação, porque nela se alcança tecnicamente o máximo de rendimento em virtude da precisão, continuidade, disciplina, rigor, confiabilidade, intensidade e extensibilidade dos serviços e aplicabilidade formalmente universal a todas as espécies de tarefas isso não só no setor privado, mas também no setor público.
A burocracia está na ordem do dia tecnicamente ela é superior a todas as formas de organização que existam na história. Não há no passado uma estrutura que ordene a vida melhor que ela e o meio de poder mais altamente desenvolvido nas mãos do homem.
O burocrata atual visa o aperfeiçoamento dos diplomas, o clamor pela criação de atestados de formação em todas as áreas, em geral servem a constituição de uma camada privilegiada nos escritórios públicos e privada.
Em outras palavras se, no passado, a superioridade vinha dos status da linhagem a nova situação vem da formação adquirida, ou seja, através dos estudos são cada vez mais elevados seus anseios e objetivos.
2- Teoria de Hannah Arendt
Segundo a filósofa alemã Hannah Arendt que criou a “teoria de dente de engrenagem”, isto é, cada pessoa, deve ser descartável sem mudar o sistema. As causas e consequências dessa teoria nas empresas geram muita rotatividade e gastos como: novas seleções, treinamentos, insatisfação dos clientes, desligamentos e