concursos
FLUXOGRAMA SAÚDE DA CRIANÇA
Foram observados alguns obstáculos no fluxograma, que impedem o melhor desenvolvimento da assistência à criança, os quais serão pontuados logo abaixo:
Sobrecarga de atendimento de crianças fora de área, por vários motivos, falta de médico, unidades interditadas , dificuldade no acesso em algumas unidades da zona rural, e entre outras situações. Observa-se também um aumento do número de pré-natais de gestantes fora da área de abrangência, o que dificulta a continuidade da assistência no puerpério e consequentemente o cuidado com o neonato. É notável que a assistência das crianças fora de área apresenta-se prejudicada pela falta de informação prévia, pois a equipe não dispõe do prontuário e por vezes o próprio cartão da criança encontra-se precário de anotações.
Dificuldade para marcação de consulta médica. A distribuição de fichas para atendimento médico não se realiza por meio de classificação de risco e sim por ordem de chegada, dessa forma, situações onde seria necessário atendimento imediato acabam tendo que serem encaminhadas para outro local ou retorno no outro dia.
Ausência de odontólogo na unidade, dificultando o atendimento às crianças da área de abrangência, tendo que serem encaminhadas para outras unidades.
Deficiência na comunicação intersetorial, inviabilizando o andamento da assistência, provocando quebras na continuidade do cuidado.
Dificuldade para adesão à consulta de puericultura de rotina. Foi referido que algumas mães aparecem na unidade apenas quando a criança apresenta alguma queixa, ou necessita de algum procedimento específico da unidade (vacina, curativo, peso para o bolsa família...), não valorizando a importância preventiva das consultas de puericultura de rotina e seu potencial para identificar precocemente alteraçãoes na condição de saúde da criança.
Atualmente, no território em questão