PAPER SOBRE A CHINA
1. INTRODUÇÃO
Atualmente a China é um dos países que mais cresce no mundo, no contexto econômico, industrial e financeiro. Segundo FREITAS (2008) está prestes a se tornar uma potência mundial. Ocupa um lugar de destaque em relação a recursos minerais, além de ocupar o sétimo lugar no ranking em produção de petróleo, pois corresponde a 4,6% de todo minério fóssil do mundo. A China é o país mais populoso do mundo com aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes no início deste século. Sua economia cresceu na década de 2000 cerca de 10% por ano. O país está procurando e ganhando um papel de potência regional e global, com uma nova presença política e econômica na África, na América Latina e no Oriente Médio, e tem dado passos freqüentes para se apresentar como um membro responsável da comunidade mundial desempenhando um papel em áreas conturbadas, como o Irã e a Coréia do Norte, onde o Ocidente tem pouco controle (REVISTA GEOPAISAGEM, 2012).
Segundo CHRISZT & WHISLER, da Federal Reserve Bank de Atlanta, o começo da transformação de uma economia cuja produção era determinada pelo governo central em uma economia de mercado foi possível graças a grandes reformas econômicas e à abertura geral da economia. A partir de 1979, Deng Xiaoping, que se tornou líder da China em 1978, introduziu um programa de reforma da economia que aos poucos mudaria o funcionamento da estrutura econômica do país.
2. DESENVOLVIMENTO
Mao Tse Tung liderou a China de 1949 até sua morte em 1976. De acordo com o site Grupo Escolar (2008), o novo regime instaurado em seu governo procurou transformar a sociedade e a economia com a socialização dos bens básicos: a terra, a indústria e as fontes de energia. Eliminada a propriedade privada dos meios de produção, o objetivo seguinte foi o desenvolvimento produtivo e a industrialização, contando apenas com os recursos internos. A partir de 1978, a política econômica tomou novo rumo, cujo objetivo