Adm neoclássica
Prof. Adm. MSc. Renato Medeiros
Atividade avaliativa - Fonte: Chianenato 1998. (Grupo no máximo 4 alunos)
Título da aula: Abordagem Neoclássica da Administração
Alunos:
Mini caso 1. O diretor geral da Amplific
Álvaro Lucena é o diretor geral da Amplific, empresa dedicada a produtos de alta tecnologia. Álvaro é muito objetivo no seu trabalho como diretor. Sua atuação é prática e pragmática, adota os postulados neoclássicos, acredita nos princípios gerais de administração, focalizada os objetivos e resultados a serem alcançados e adota uma postura eclética em seu figurino administrativo. Como você caracteriza a atuação de Álvaro. Explique os porquês.
Mini caso 2. O recrutamento de um executivo
No recrutamento de um presidente para dirigir toda a empresa, o headhunter explicou aos acionistas que a administração é uma técnica social e que existem aspectos administrativos comuns às organizações. Segundo ele, devido a esses dois argumentos, o novo presidente procurado deveria estar trabalhando em alguma organização similar e apresentar elevados padrões de eficiência e de eficácia. Se você fosse o headhunter como explicaria tudo isso aos acionista da empresa?
Mini caso 3. Os princípios básicos de um consultor
Como consultor de empresas, Diocleciano Carvalho adota certos princípios básicos em todos os seus projetos: divisão do trabalho, especialização, hierarquia, distribuição de autoridade e responsabilidades. Como Diocleciano deveria explicar todos esses princípios aos seus clientes para vender seu trabalho?
Mini caso 4. As opções da JJ Albano
A diretoria da JJ Albano está frente a uma opção muito difícil. O crescimento da empresa e a expansão dos mercados estão exigindo uma nova postura para garantir a sobrevivência e o sucesso da organização. A empresa sempre foi centralizada e a matriz concentra todas as decisões e controles. Todavia, essa centralização tem trazido problemas de