Documentário sobre a Amazonia
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH
Faculdade de Geografia
Disciplina: Introdução a Ecologia
Relatório a cerca do documentário exibido em sala de aula.
O documentário mostra as mudanças que estão ocorrendo dentro da floresta amazônica e as suas possíveis consequências que poderão ocorrer no futuro. Além disso, ele mostra exemplos de diferentes cooperações que ocorrem dentro dessa grande floresta.
A floresta amazônica representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. A sua maior parte está contida dentro do território brasileiro, mas também abrange os territórios do Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Devido às mudanças que estão ocorrendo nesse ambiente (principalmente mudanças climáticas), a adaptação é a chave para a sobrevivência das espécies. Sendo assim, o documentário apresenta vários tipos de cooperações que favorecem ambas as espécies, aumentando suas chances de sobrevivência.
Podemos perceber a complexidade que ocorre nesse ambiente, principalmente com as questões relacionadas ao clima, onde o podemos destacar a época de cheia e seca dos rios amazônicos, que por um lado, representa a época de procriação das tartarugas da região e por outro lado, a época da seca apresenta uma alimentação fácil para os jacarés e aves.
Sendo assim, percebemos que os ambientes estão em constantes transformações, como o exemplo da floresta amazônica, isso pode ocorrer através de fatores naturais ou antrópicos. Além disso, devemos observar esse ambiente funcionando como um sistema, que é aberto e é sujeito a mudanças no fluxo de energia e matéria. Desse modo o ambiente sempre sofrerá modificações.