Teoria Neoclassica da Adm;
Capítulo 7: Características da Teoria Neoclássica
Características da Teoria Neoclássica
Ênfase na prática da adiministração
Caracteriza-se pela forte ênfase nos aspectos práticos da Adiministração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis.
Reafirmação relativa dos postulados clássicos
Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, reestruturando-o de acordo com as características atuais, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. Os conceitos clássicos que foram realinhados dentro da nova abordagem foram: estrutura do tipo linear, funcional e linha-staff, as relações de linha e assessoria, o problema de autoridade e responsabilidade e a departamentalização.
Ênfase nos princípios gerais de administração
Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio. Dessa forma qualquer organização apesar das diferentes atividades, os problemas de selecionar gerentes e pessoas, estabelecer planos e diretrizes, avaliar resultados de desempenho e coordenar e controlar operações para alcançar os objetivos propostos. Os autores neoclássicos se preocupam em criar princípios que orientem os administradores a planejar, controlar, organizar e dirigir o trabalho de seus subordinados.
Ênfase nos objetivos e nos resultados
Os objetivos são resultados desejados pela organização que espera alcançá-los por meio de sua operação eficiente, e se as operações falharem os resultados podem ser parciais ou frustrados. São os objetivos que justificam a existência e operação da organização.
Ecletismo da teoria neoclássica
Devido ao ecletismo dos autores neoclássicos eles absorvem conteúdos de outras teorias mais recentes, assim a Teoria Neoclássica é a Teoria Clássica atualizada e dentro do ecletismo que define a formação