teoria neoclássica da adm
A teoria neoclássica se caracteriza por:
Destaque na pratica de administração. Reconhecida quando realizada na pratica.
Sustentação da premissa clássica. Utilizam a teoria clássica igualando com os tempos atuais.
Destaque nos princípios gerais da administração. O que era usado como leis, retornam como requisitos para busca de novas soluções.
Destaque nos objetivos e nos resultados. As organizações pressupõe alcançar objetivos e produzir resultados.
Mistura dos conceitos. Era observado outras teorias também.
Aspectos administrativos comuns às organizações
As instituições são classificadas como organizações, e no ponto da administração possuem diretrizes administrativas em comum. As organizações devem incidir no parâmetro da eficácia e da eficiência. A eficácia mede o alcance de resultados, e a eficiência mede a utilização dos recursos para alcançar esses processos.
A eficácia visa a melhor maneira para se fazer e executar os procedimentos, onde os recursos sejam assíduos de forma racional. Porém, a eficácia e eficiência as vezes não são vistas juntas, uma empresa pode muito bem conciliar uma mas ser ineficiente em outra. O mais favorável seria uma organização idem na eficácia e na eficiência, classificada com excelência.
Princípios básicos da organização
Os neoclássicos incrementam o conceito de organização formal, onde as organizações constam com um grupo de posições formais e hierárquicas voltada para produzir bens e serviços.
Os princípios da organização formal são:
Divisão de trabalho
Especialização
Hierarquia
Autoridade
Responsabilidade
Delegação
Amplitude Administrativa
Processos Administrativo
Os neoclássicos têm como o centro de sua teoria o processo administrativo. As funções administrativas em conjunto são o que formam esse