Teoria neoclassica da adm
# OBJETIVO
Preocupação com a prática administrativa e sua ênfase nos objetivos e resultados.
*ADMINISTRAÇÃO COMO TÉNICA SOCIAL
A administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. A administração é uma atividade generalizada e essencial a todo esforço humano coletivo. O homem cada vez mais necessita cooperar com outros homens para atingir seus objetivos; nesse sentido a administração é basicamente a coordenação de atividades grupais. Um dos fenômenos marcantes do século atual é o surgimento de uma sociedade de organizações. Nessa sociedade, as tarefas sociais importantes estão sendo confiadas as grandes instituições, como o governo, as universidades, os sindicatos, as empresas, etc. Nenhuma dessas organizações existe por si só. Cada vez mais cada organização utiliza as outras como agentes para a realização de algumas de suas próprias tarefas.
*ASPECTOS ADMS COMUNS ÁS ORGANIZAÇÕES
Todas as instituições são organizações e, conseqüentemente, tem uma dimensão administrativa comum. Drucker salienta que há três aspectos principais nas organizações:
-Quanto aos objetivos: são julgamentos de valor, são escalas de prioridades no atendimento de necessidades da comunidades por parte da organização.
-Quanto a administração: Todas elas exigem uma estrutura determinada, de um lado, pela tarefa e por suas demandas e, de outro, por princípios de administração genéricos e adequados a lógica da situação.
-Quanto ao desempenho individual: As organizações so atuam a medida que os seus administradores agem, e é Cada vez maior o numero de pessoas que tem de ser eficientes para que a organização funcione, de um lado, e para que se auto- realizem e satisfaçam suas próprias necessidades, de outro lado.
Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência, simultaneamente. A medida que o administrador se preocupa em fazer corretamente as coisas, ele