APS CAD
O concreto de alto desempenho é possível graças ao desenvolvimento de materiais cimentícios, adições suplementares e superplastificantes de alta eficiência, adicionados à sua mistura. O trabalho enfoca o uso de dois materiais usados na dosagem do CAD, são eles: superplastificante (aditivo) e sílica ativa (adição mineral). A tecnologia do concreto de alto desempenho tem evoluído intensamente nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito às formas de obtenção desse material.
Grandes vantagens econômicas e estruturais são obtidas com a utilização desse concreto, tais como: redução das seções dos elementos de concreto (pilares), baixa porosidade, baixa permeabilidade, elevada resistência ao desgaste e menor tempo e custo de manutenção. Segundo Price (2003), o CAD pode ser manipulado por diversas técnicas construtivas, porém, deve ser dada atenção especial a fim de evitar atrasos no seu lançamento, secagem e cura. O CAD também é caracterizado por ter um alto módulo de deformação e resistência à tração, bem como menor retração durante a secagem. As principais aplicações do CAD têm sido nos pilares de grandes edifícios, estruturas marítimas e de grandes pontes. Em contrapartida, o CAD ainda representa um pequeno volume no mercado de concreto, os produtores de cimento não estão interessados em investir demais na modificação dos seus processos de produção. Além disso, em um dado lugar, a seleção de materiais no CAD será sempre limitada por considerações econômicas porque, com a 2 finalidade de permanecer tecnicamente competitivo com o concreto usual, os custos de produção do CAD terão que ser tão baixos quanto possível (AÏTCIN, 2000).
1.1 JUSTIFICATIVA
As propriedades do concreto, tanto no estado fresco como no estado endurecido, podem ser modificadas pela adição de certos materiais na dosagem, isso traz como conseqüência o enorme crescimento da indústria de aditivos e adições