Adm de materiais
Sumário 1
Resumo 2 1 - Controle de estoque e sua importância nas empresas 3
1.2 - Controle físico 5
1.3 - Valorização dos estoques 5
1.4 - Controle contábil e tributário 7
1.5 - Indicadores de controle de estoque 8
1.6 – Classificação dos estoques 8
1.7 – Custos de estoque 9
2 - Conclusão 10
3 - Bibliografia 11
Resumo
Este artigo trata da importância do controle de estoques para as empresas industriais brasileiras de grande porte, sendo verificados os aspectos contábeis, tributários e societários, analisados os aspectos gerenciais e seus indicadores.
Os resultados demonstram que o controle de estoques é de suma importância para que as empresas evitem perdas financeiras, devendo-se atentar para a forma correta de valorização e mensuração dos estoques, fazendo com que os custos e os tributos sejam calculados da maneira adequada a fim que a empresa não tenha passivos fiscais, possa ter competitividade e os sócios ou investidores identifiquem, com facilidade, o seu real valor.
Processo de controle de estoque nas empresas
1 - Controle de estoque e sua importância nas empresas
Os estoques têm papel importante nas empresas, pois funcionam como reguladores do fluxo dos negócios. A necessidade de reposição dos estoques está relacionada à velocidade entre a entrada e a saída dos itens, ou seja, quanto maior o nível de saída, maior será a necessidade de entrada e quanto menor o nível de saída, menor será a necessidade do nível de entrada. Conseguir manter um nível constante entre a entrada e a saída de itens pode ser uma vantagem competitiva, pois, com isso, os estoques podem ser considerados praticamente nulos (just-in-time).
Quando comprar, quanto comprar, fixar lotes econômicos de aquisição e definir estoques mínimos de segurança são decisões que podem afetar os resultados de uma organização obter um lucro menor, assim como, se mantiver estoques altos, correrá o risco de