Adm de Materiais
CAP. 1:
1.1 Aspectos Iniciais:
A Administração de Materiais cuida da manutenção dos níveis “ótimos” de estoque, por meio da coordenação dos fluxos de entrada e saída do processo de transformação.
Tem o objetivo de otimizar os recursos internos visando à minimização dos custos, ao mesmo tempo em que se obtém um nível de serviço ao cliente mais elevado.
Trata-se de uma das atividades mais antigas desenvolvidas por uma organização. Administração de Materiais tem como principal objetivo conciliar os interesses entre as necessidades de materiais e a otimização dos recursos financeiros e operacionais da empresa. Pode ser dividida em três áreas, a saber:
Compras: Priorizar o suprimento de produtos e serviços necessários para as atividades empresariais. Importante! Já que as empresas terceirizam mais e mais.
Estoques: Cuidar para que os materiais necessários estejam disponíveis quando demandados, sem que isso ocorra em custos punitivos ao negocio.
Distribuição Física: Deslocar os materiais adquiridos aos seus destinos em segurança. Assegurar que os produtos tanto em processo quanto acabados, sejam encaminhados para armazéns.
A importância da Gestão de Materiais como sendo a responsável pela manutenção do fluxo de itens necessários para o funcionamento do processo entrada-transformação-saída.
A Administração de Materiais pode ser caracterizada como a função coordenadora do planejamento e pelo controle do fluxo de materiais. 1.2 Alguns termos e definições:
- Lead time da entrega: É o intervalo de tempo desde a solicitação até o momento da entrega do item solicitado.
- Engineer-to-order: projeto exclusivo sob encomenda. (A construção de um edifício)
- Make-to-order: Sob encomenda. (Móveis Personalizados)
- Assemble-to-order: Produto feito com componentes paronizados (PC Dell)
- Make-to-stock: Fazer para estoque. (Pães em uma Padaria)
- Trade-off: Medidas compensatórias
- Logistica Reversa: O fornecedor fica