TDA IV - Direitos Humanos e Relações Internacionais
ENFERMAGEM AO IDOSO
PORTADOR DE DEPRESSÃO
PRINCIPAIS AÇÕES DE ENFERMAGEM AO
IDOSO PORTADOR DE DEPRESSÃO
Discentes: Edson Jorge Campos Leite Junior
Lucirlene Oliveira Silva
Orientadora: Suellen Luiza Costa Borges
INTRODUÇÃO
O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que estima-se para o ano de 2050 existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento (BRASIL,
2006).
A proporção de brasileiros com 60 anos ou mais passou de 9,7%, em 2004,para 11,3%, em 2009, em Mato Grosso
do Sul este número representa 11% da população total do Estado. (IBGE,2010).
3
Segundo BRUNNER & SUDARTH et.al (2006) é da competência do enfermeiro ajudar a pessoa idosa a manter a dignidade e a autonomia máxima, apesar das perdas física, social e psicológica.
Entre as principais doenças mentais que atingem os idosos está a depressão. Estima-se que cerca de 15% dos idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% tenham depressão grave.
Identificar os sinais e sintomas de depressão na pessoa idosa é um grande desafio para os profissionais da área de saúde.
METODOLOGIA
Este estudo se classifica como descritivo,caracterizado por revisão bibliográfica.me, Sciello, Bireme,Lilacs. Foram utilizados pesquisas com a data de publicação de maio de maio 2014 a novembro de 2014,na língua vesicula e utilizando as palavra as chaves: “depressão” , “idoso”,e
“cuidados de enfermagem”
RESULTADO E DISCUSSÕES
Segundo BRUNNER & SUDDARTH et. al, (2006) os idosos têm uma variedade de problemas que envolvem as áreas psico – sócio - econômicas e que são de extrema relevância para a assistência da enfermagem no que concerne à sua saúde.
Portanto, os cuidados a pessoa idosa exige 20% a mais de tempo em cuidados de enfermagem do que pacientes de faixa etária menor.
Um dos problemas clínicos mais complexos enfrentados pelos