Adm de materiais
Métodos de planejar estoques
Existem diversas maneiras e métodos de planejar e controlar estoques, alguns muito simples, outros complexos. Cada método tem sua aplicação diferenciada e determinada e que não pode ser utilizada indistintamente por todo o sistema. Deparamo-nos com sistemas de:
Quantidade econômica de requisições;
Lote econômico;
Lote padrão de requisição
Estoque mínimo
Estoque de equilíbrio
O método ideal irá depender da empresa e de seu sistema, porém, devemos ter sempre em nossa mente o custo do estoque, e os melhores resultados obtidos.
Previsão de estoques (Demanda)
A previsão de estoques, normalmente, é fundamentada nos informes fornecidos pela área de vendas onde são elaborados os valores de demandas de mercado e providenciados os níveis de estoque. Muitas vezes, porém, o setor de Logística, em específico a Administração de
Estoques, necessita prover os fornecedores dos volumes precisos para atender a uma demanda que ainda não foi definida ou acertada pela área de vendas, mas que o sistema de suprimentos necessita processar.
Então, caberá ao administrador de estoque prever a demanda e informar aos fornecedores de materiais para que o processo produtivo não sofra processo de descontinuidade e, assim, possamos atender a nossos clientes.
A previsão das quantidades que o mercado irá necessitar é uma tarefa importantíssima no planejamento empresarial, e, em função disso, devemos alocar métodos e esforços adequados em seu diagnóstico.
A previsão deve levar sempre em consideração os fatores que mais afetam o ambiente e que tendem a mobilizar os clientes. Informações básicas e confiáveis de toda a dinâmica de mercado deverão ser utilizadas para decidirmos quais as quantidades e prazos a serem estabelecidos. No processo de previsão, devemos considerar duas categorias de informações a se utilizarem: quantitativas e qualitativas.
As informações quantitativas são referentes a volumes e decorrentes de