Analise do Filme Tempos Modernos
Análise do Filme ‘Tempos Modernos’
Alunas: Thainá Yasmin Kühn e Taryn Tauana
AC 1 – Atividade Curricular – Análise do Filme ‘Tempos Modernos’
1 – Em sua opinião, há alguma relação entre o filme ‘Tempos Modernos’ e a teoria da administração científica?
R: No início do filme, logo vemos aquela multidão indo ás fábricas. Charlie, com toda a sua empolgação inicial, repetindo uma... Duas... Cem vezes a sua tarefa. Existe claramente uma relação com a teoria da administração científica quando percebemos a supervisão exagerada do chefe, que insiste constantemente em aumentar a velocidade da produtividade, aparece em telões vigiando tudo e todos (inclusive flagra nosso engraçado herói dando uma escapadinha para fumar no banheiro). Percebemos o absurdo da invenção que alimenta os funcionários para que eles não precisem de intervalo para o almoço, e sim, a máquina os alimenta ENQUANTO estão trabalhando, para que não interrompam seu serviço, e consequentemente, a produção. O funcionário é visto como uma peça de uma enorme máquina.
2- A questão da alienação física e ideológica causada por esses modelos de produção são abordadas em forma de arte e com muita ironia por Charles Chaplin. O filme é uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial. Você concorda com esta afirmação? Comente.
R: Concordo. Aparece a peça, Charlie aperta os parafusos, outra peça, aperta, outra peça, aperta. O momento que se distrai, várias peças passam por ele e ele perde o fio da meada. Não há tempo de pensar. O tempo que ele usaria para pensar, a empresa faz de tudo para ocupar esse tempo para fazer com que ele produza mais e mais. Fica claro á cada cinco minutos dos trinta primeiros minutos do filme, onde o chefe fica aumentando a velocidade da produção. O filme foi feito na época da Grande Depressão, tragédia econômica que afetou o mundo. O sistema capitalista em quebra, e as pessoas desesperadas e