adm de cargos e salarios
O plano de carreira, quando bem estruturado pode se tornar um grande aliado de quem deseja superar obstáculos no trabalho e, no caso das organizações, para aquelas que desejam reter seus talentos.
É importante que as lideranças estimulem discussões em relação à carreira com seus funcionários e ofereça suporte efetivo para o desenvolvimento pessoal profissional dos indivíduos. Trabalhando seus recursos internos, o gestor manterá assim uma boa linha de sucessão preparando para futuras possibilidades e necessidades da organização.
O planejamento de carreira pode trazer redução de custos com consultorias de seleção e de investimento em treinamentos iniciais para novos funcionários, diminuir o risco de contratação errada e manter o fluxo saudável de crescimento dentro da organização. Ainda pode haver o aumento da motivação dos funcionários e o favorecimento à atratividade de candidatos potenciais.
É importante que ao estimular o planejamento de carreira, o gestor desenvolva sua liderança efetiva, pois é necessário que haja feedback, saber ouvir, propor e negociar alternativas e ser assertivo. É oportuno destacar que é imprescindível e ético “jogar limo” com o funcionário caso não haja plano de carreira na empresa e deixar a critério dele decidir se continua ou sai da empresa. Um bom RH e um bom gestor são os que analisam a estrutura organizacional necessária para a condução dos negócios, desde a complexidade das funções, requisitos do cargo, até a análise do potencial de seus colaboradores.
O plano de carreira é benéfico tanto para a organização quanto para o profissional. Para o colaborador traz um maior alinhamento e segurança por sentir que a empresa se interessa por sua carreira, buscando aprimoramento de suas competências técnicas e comportamentais. Para a organização significa ganhar mais fidelização do funcionário, comprometimento e melhora do clima organizacional.
Para elaborar um plano de