Adm. de cargos e salários
Desenvolvemos esse trabalho como meio de estudo sobre o assunto, possibilitando a outras pessoas que possam utiliza-lo como objeto de estudo mostrará as etapas da implantação de cargos e salários, os objetivos dessa implantação e a importância de implantar esse instrumento de normatização das relações entre empregados e empresa.
.
PASSO 02
Conceitos dos Componentes da Remuneração
Os componentes da remuneração, de acordo com Pontes (2008), podem ser divididos em: parte fixa (salário), parte móvel (variável) e salário indireto.
A parte fixa do salário pode ser divida em funcional e por competências. Funcional se refere à forma de atribuição do salário mediante a análise da função ou cargo desempenhado pelo colaborador. Compõem a remuneração fixa: salário mensal, 13º salário, Férias, INSS e FGTS. O salário por competências está atrelado à qualificação profissional.
A remuneração variável ou flexível é a parcela do salário atrelada ao desempenho profissional do trabalhador, do setor ou da empresa, e que pode variar ao longo do tempo. Segundo Pontes (2008), a parte móvel pode ter várias modalidades, tais como sugestões premiadas, participação acionária, participação nos lucros e resultados, bônus, comissões e prêmios. A utilização da remuneração variável favorece o aumento da eficácia corporativa.
Sugestões Premiadas: De acordo com Pontes (2008) a forma de remuneração variável através de sugestões premiadas surgiu a partir das caixas de sugestões premiadas. A ideia foi a de estimular a participação dos trabalhadores e dessa forma obter melhorias principalmente nos processos que levem a redução nos custos da empresa ou aumentos de produtividade. Parte das reduções de custos, algo em torno de