Adm Cargos e Salarios
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
2014
Administração de Cargos e Salários.
1 – Parte:
Conceito e objetivos da descrição de cargos.
Hoje, os cargos requerem maior flexibilidade e participação contínua das pessoas transformando-as em equipes multidisciplinares mutáveis com o ambiente. O cargo pode-se analisar numa maneira global onde todas as atividades são executadas por um ocupante e que se situa em uma posição no organograma organizacional.
A posição do cargo mo organograma define o nível de hierarquia do ocupante como a quem reportará e sobre quem exercerá autoridade que pode ser localizado num departamento ou divisão.
Um plano de Cargos e Salários tem entre os seus elementos básicos, um documento com as informações principais sobre os cargos da estrutura. A forma mais usual de se reunir as informações necessárias sobre os cargos é através da Descrição de Cargos, onde se costuma especificar as tarefas, as responsabilidades, requisitos, as condições de trabalho e outros detalhes das ocupações existentes na organização.
As descrições variam em sua configuração de uma organizaçào para outra, segundo o modelo que for adotado. Em geral, as descrições contem, como no minimo, a identificação do cargo, um sumário das suas funções e uma descrição mais detalhada das funçoes.
A parte chamada de “análise”, onde são especificados os requisitos, os comandos, as condições de trabalho, a complexidade e outros pormenores do cargo, nem sempre é encontrada na Descrição. Depende de se querer uma descrição mais completa ou não e de se agrupar num mesmo documento informações úteis para as áreas de Recursos Humanos.
Costuma-se diferenciar as descrições dos cargos entre operacionais (ocupações envolvidas diretamente nas operações industriais, tais como produção, manutenção, limpeza etc.) Administrativos técnicos ( ocupações ligadas as atividades burocrático-administrativas, atividades comerciais, atividades