Aditivos para cimentaçao
Na enorme maioria dos casos, para que as operações de cimentação (completação) tenham sucesso é necessária a adição de produtos químicos à pasta de cimento. As concentrações dos aditivos são determinadas em teste laboratoriais (ver seção a seguir). Existem vários aditivos na forma de pó ou líquidos utilizados, mas só destacaremos os mais importantes, pois os demais estão além dos objetivos deste trabalho. São eles:
Na ampla maioria das ocorrências, para que as operações de cimentação (completação) obtenha êxito se faz necessário que seja introduzida à pasta de cimento uma certa quantia de produtos químicos. Porém, isso não pode ser feito de forma aleatória, são feitos estudos a respeito, as concentrações dos aditivos são determinadas em teste laboratoriais (ver seção a seguir).
Existem inúmeros aditivos na forma de pó ou liquido que são utilizados, porém destacaremos apenas os que possuem maior relevância, pois o restante estão além daquilo que esta trabalho se propõe: São eles:
• Aceleradores: estes aditivos têm a função de diminuir o tempo de pega do cimento. Eles são utilizados no caso de cimentações em profundidades menores onde, devido à baixa temperatura, um tempo de pega muito longo acarretaria em uma espera longa para a retomada da perfuração(5). Entre os aditivos mais utilizados está o cloreto de cálcio (CaCl2), pois é mais eficiente, econômico e cujas proporções variam de 0,5 a 2%. Como era de se esperar, a pasta de cimento aditivado com este composto químico apresenta um tempo de pega e resistência compressiva que variam de acordo com a sua concentração e temperatura de cura.
Aceleradores: Este tipo de aditivos possui a função de fazer com que o tempo de pega do cimento diminua. Este aditivo é utilizado em casos de cimentações que possuem uma menor profundidade, como existe uma baixa temperatura nessas localidades, o tempo de pega se tornaria muito longo, acarretando assim em uma espera muito longa, atrasando assim a