Poços de petroleo
Resumo das unidades 13 e 14 1. Unidade 13 – Perfuração de Poços
Introdução a perfuração
Na perfuração é descoberta a localização, qualidade e profundidade do petróleo. Após a descoberta são perfurados os poços de extensão.
A infra-estrutura é uma tubulação de aço, revestida por uma camada de cimento. Ao extrair o petróleo, ele passa pelos separadores para extração do gás natural e da água. Do gás natural é extraído o GLP e o óleo passa a ser tratado para ser transportado até a refinaria.
Tipos de poços
Existem vários tipos de poços, cada qual com sua característica. Alguns desses são os poços pioneiros, exploratórios, de extensão, de desenvolvimento, de injeção e os especiais.
Os poços exploratórios possuem também uma codificação.
Os poços podem ter 3 tipos de trajetos: vertical, direcional ou horizontal, dependendo de cada caso. Cada uma tem sua vantagem e desvantagem e é escolhido de acordo com a localização do petróleo e geologia do solo. 2. Unidade 14 – cimentação de poços
Cimentação
A cimentação é parte importante na parte de perfuração e também importante na produtividade do poço em questão. A cimentação nada mais é do que o preenchimento do espaço entre os tubos e a parede de formação.
A primeira vez em que o cimento foi utilizado em poços foi em 1883, a partir daí começaram a utilizar cimento em todos os poços e com diferentes utilidades. Então em 1923 fabricantes resolveram produzir cimentos especiais para a indústria petrolífera. O endurecimento do cimento que começou com um aguardo de 7 a 28 dias, hoje com os aditivos químicos aplicados no cimento a espera passou a ficar entre 4 e 6 horas.
Tipos de cimentação
Existe a cimentação primaria, e a cimentação secundaria. Cada uma com uma sequencia operacional determinada e uma completa a outra.
Cimento
Os componentes principais do cimento petrolífero são: óxido de cálcio, alumina e ferro que combinados em proporção determinada formam compostos encontrados no