Cimentação de poços de petróleo e gás
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS
JUAN ANGELO
WILKER FIGUEIREDO
A CIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA OPERACIONAL NO POÇO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL
TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA
2011
JUAN ANGELO
WILKER FIGUEIREDO
A CIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA OPERACIONAL NO POÇO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade do Sul da Bahia – FASB como requisito avaliativo da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação do professor Leandro Lubiana.
TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA
2011
Dedicamos e agradecemos este trabalho ao todo poderoso Deus pela graça que nos é concedida. Agradecemos também a todos os amigos que nos tem apóiado ao longo desta jornada e o professor Leandro Lubiana por todo o auxilio.
1 INTRODUÇÃO
Designa-se cimentação o processo realizado em um poço de petróleo com o intuito de preencher o espaço anular entre o revestimento e a fim de dar aderência entre a parede externa do revestimento e a formação rochosa, de modo a fixar a tubulação e evitar que haja migração de fluidos entre as diversas zonas permeáveis atravessadas pelo poço (THOMAS, 2004). Além de isolar o poço para um futuro abandono, a cimentação exerce grande influencia impedindo a entrada de fluidos e perdas de circulação.
O tipo de cimento utilizado para a execução do processo deve ser criteriosamente escolhido e estudado, para que possa atender as necessidades de cada poço, já que o uso indevido de determinados tipos de cimento, quando submetidos a pressão e altas temperaturas, podem ocasionar o surgimento de trincas no qual poderá ocorrer um kick, colocando em risco toda a operação, podendo inclusive acarretar a perda do poço, caso não consiga o controle deste.
A operação de cimentação consiste em um trabalho de extrema importância para as fases de perfuração e