Cimentação da coluna de perfuração
A cimentação é realizada após a descida da coluna de revestimento, com tal procedimento repetindo-se de acordo com a quantidade de fases projetadas para o poço, como também na ocorrência de falhas provocada por uma má cimentação.
De acordo com FREITAS (2008), quatro tipos de cimentos são utilizados nas operações de poços de petróleo:
Cimento portland CPP-Classe G;
Cimento portland composto CP-II-F-32;
Cimento portland composto CP-II-E-32;
Cimento portland CPP-Classe Especial.
Este último (Cimento portland CPP-Classe Especial), conforme o mesmo autor vem sendo empregado corriqueiramente, por possuir requisitos físicos e químicos fixados, e pela alta confiabilidade da pega do cimento.
TIPOS DE CIMENTAÇÃO
Pode vir a ocorrer dois tipos de cimentação conforme a necessidade da operação: a primária, ou primeira cimentação, e a secundária, ou recimentação.
Para FREITAS (2008) tanto a cimentação primária quanto secundária tem como objetivo primordial garantir a estabilidade mecânica e o isolamento de zonas de um poço durante toda sua vida útil.
CIMENTAÇÃO PRIMÁRIA
A cimentação primária, ou primeira cimentação, como citado anteriormente, segundo OLIVEIRA (2004) é a mais importante das cimentações, tendo em vista a necessidade de se isolar zonasdesfavoráveis ao poço.
Segundo LIMA (2006) a cimentação primária objetiva a injeção de uma pasta de cimento não contaminada no espaço anular, localizado entre as paredes do poço e a coluna de revestimento, de modo a se obter vedação e fixação eficiente e permanente deste.
Para tal, GARCÍA (2007) cita alguns procedimentos essenciais para desenvolvimento da cimentação primária, sem o contato com o fluido de perfuração. Dentre eles:
Substituição da tubulação de perfuração pela tubulação de bombeamento ao se atingir uma profundidade desejada;
Remoção da lama proveniente do processo de perfuração e conseqüente substituição por cimento endurecido;
Bombeamento do cimento até a superfície como forma