O que é sociologia cap i e ii
Carlos Benedito Martins
CAPÍTULO PRIMEIRO:
O SURGIMENTO
O que é Sociologia?
É uma das manifestações do pensamento moderno, seu nascimento ocorre num contexto coincide com os derradeiros momentos desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
Sua criação representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que compreendem as novas situações de existência que estavam em curso.
Entendo que a revolução industrial representou o início do Capitalismo.
Houve consequências, por causa da revolução industrial, o proletariado estava sendo 'escravizado',ou seja, trabalhava quase sem limitações,não adquiria seus direitos, e a população estava na miséria, aumento a taxa de prostituição,alcoolismo,criminalidade, etc...
Sabemos que essa situação também atingiu o campo,mas nada comparado as cidades industriais.
E o que isso influência para a Sociologia?
A Sociologia investiga os acontecimentos, tentando trazer soluções, orientações para a humanidade, e ela elabora resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial.
Tal fato significa que os precursores da sociologia foram recrutados entre militantes políticos, entre indivíduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades.
Os Iluministas
Demonstravam que as instituições de sua época eram irracionais e injustas, que atentavam contra a natureza dos indivíduos e, impediam a liberdade do homem. Concebiam o homem como dotado de razão, possuindo uma perfeição e tendo à liberdade e à igualdade social.
A intensidade da crítica às instituições feudais levada a cabo pelos iluministas constituía indisfarçável indício da virulência da luta que a burguesia travava no plano político contra as classes que sustentavam a dominação feudal.
A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investiu decididamente contra os fundamentos da sociedade feudal, procurando construir um
Estado que