cimenta o de po os de petroleo
ALUNO: ANTONIO GLADSTONE PEREIRA DE MATOS
MATRÍCULA: 338317
DISCIPLINA: ENGENHARIA DE PERFURAÇÃO
PROFESSOR: VITOR PONTE
1. Cimentação de poços de petróleo.
A cimentação consiste basicamente do preenchimento do espaço anular entre os tubos de revestimento e a parede do poço com cimento, que possui como principal objetivo fixar a tubulação e evitar que tenha migração de fluidos entre as diversas zonas permeáveis atravessadas pelo poço, que em alguns casos pode resultar em danos ecológicos, como a comunicação de uma zona de hidrocarbonetos e um aquífero.
Figura 1: Esquema da cimentação(fluxo).
Além da cimentação do anular, também é usado para formar um tampão de selo no fundo do poço ou para corrigir desvios do poço durante a perfuração.
2. Tipos de cimentação.
Cimentação primária: Realizada após a descida de cada coluna de revestimento. Seu objetivo é preencher o anular de modo a se obter fixação e vedação eficiente do anular.
Cimentação secundária: Realizada para corrigir a cimentação primária, isso quando, o topo do cimento não alcança a altura prevista ou a defeitos na cimentação, é efetuada uma recimentação (circulação de cimento por trás do revestimento através de canhoneios). Também entram em cimentação secundária, quando usado na execução de tampões para abandono de poço ou isolamentos periféricos.
3. Composição e classificação do cimento.
O cimento utilizado na cimentação de poços de petróleo é o cimento Portland, essencialmente produzido a partir de uma mistura de calcário e argila onde os componentes químicos principais são: Cal, sílica, alumina e óxido de ferro.
Figura 2: Principais componentes químicos do cimento Portland e suas faixas percentuais.
Destes quatros componentes principais são derivados compostos que determinam as propriedades do cimento, essenciais para a cimentação de poços de petróleo, compostos esses que são:
Aluminato tricálcico (C3A) – Controla a pega inicial e o tempo de endurecimento da