Hevertonpaiva

724 palavras 3 páginas
Análise de Riscos
Uma visão geral para identificação e implantação.

Prof. Jair Barbosa

Para entendermos o processo de Análise de Riscos, devemos observar, refletir e responder algumas perguntas ligadas ao aspecto do Empreendimento a ser analisado.

1. Qual é o Risco?
Listar neste item todos os Riscos encontrados, pode ter como exemplo, Riscos de Invasão, Riscos de Incêndio, Riscos de Acidentes, etc.

2. Descrição de Riscos.
Descrever cada um dos Riscos listados, visando o seu entendimento. Exemplo: na frente do Empreendimento existe um ponto de ônibus ao lado do portão de entrada/saída de veículos. Após listar os Riscos encontrados, relatar detalhadamente cada um para assim, a frente, entender o que deve ser empenhado para minimizar/extinguir o Risco.

3. Definição.
Esse item requer a Definição visando os 04 itens primordiais que determinam o grau que se insere o Risco. a. Risco: capacidade de uma grandeza com potencial para causar lesões ou danos à saúde das pessoas ou ao patrimônio. Os riscos podem ser eliminados ou controlados. b. Perigo: situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas ou ao patrimônio por ausência de medidas de controle. c. Causa de acidente: é a qualificação da ação, frente a um risco/perigo, que contribuiu para um dano seja pessoal ou impessoal ou patrimonial. Ex.: A avenida com grande movimento não constitui uma causa do
Professor Jair Barbosa Página 1

acidente, porém o ato de atravessá-lá com pressa, pode ser considerado como uma das causas. d. Controle: é uma ação que visa eliminar/controlar o risco ou quando isso não é possível, reduzir a níveis aceitáveis o risco na execução de uma determinada etapa do trabalho, seja através da adoção de materiais, ferramentas, equipamentos ou metodologia apropriada.

4. Planejamento.
Antes da Fase de Execução, serão analisados os Riscos Potenciais. Este trabalho é realizado através da Análise Preliminar de Risco – APR, contendo

Relacionados