Adinã
1. REDAÇÃO
1. REDAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
O estilo da redação de trabalhos técnico-científicos e acadêmicos diferencia-se de outros tipos de composição, como a literária, a jornalística, a publicitária, apresentando algumas características próprias, conforme observaremos a seguir:
1.1.1 Objetividade e Coerência
A linguagem utilizada deve ser direta e simples, obedecendo a uma seqüência lógica e ordenada no desenvolvimento das idéias, evitando-se assim, o desvio do assunto em questão com considerações irrelevantes. A exposição deve se apoiar em dados e provas e não em opiniões que não possam ser comprovadas.
Deve-se observar também a estrutura da frase, o tamanho dos períodos e a organização dos parágrafos. Frases curtas e com única idéia central são preferidas a frases longas contendo várias idéias. Ao dividir o trabalho em partes deve-se buscar o equilíbrio, coesão e seqüência lógica entre as mesmas, tendo cuidado para que não haja uma desproporção entre as diversas partes que o constituem.
1.1.2 Clareza
O pesquisador deve ser claro na apresentação de suas idéias. Tal clareza de expressão é obtida em função do conhecimento que se tem de determinado assunto. Se você não tem uma idéia bem clara do que pretende expressar deve rever o conteúdo, relendo suas anotações ou o texto original. Também é importante evitar ambigüidade, isto é, expressões com duplo sentido, para não originar interpretações diversas da que se pretende dar. Assim, deve-se usar vocabulário preciso (evitando uma linguagem rebuscada e prolixa) e utilizar a nomenclatura técnica aceita no meio científico.
1.1.3 Precisão
Cada expressão empregada deve traduzir com exatidão o que se quer transmitir principalmente quanto a registros de observações, medições e análises realizadas.
Deve-se evitar adjetivos que não indiquem claramente proporções e quantidades, tais como: médio, grande, pequeno,