Adi ciencia política
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Defina, a partir de seus estudos sobre Maquiavel, quais as características essenciais que um governante deve possuir. É possível encontrar estas características nos governantes atuais? Explique as características e justifique sua resposta em até 20 linhas (3,0 pontos).
Antes de destacar as características essenciais a um príncipe (governante), é preciso ressaltar que tudo o que foi prescrito por Maquiavel objetivava a construção e a manutenção de um Estado forte e unificado.
Para isso, era essencial que o governante possuísse a “virtú política” o que, segundo ele, seria a união de sabedoria com astúcia para tomar decisões de acordo com as circunstâncias. O que ele considerava certo era aquilo que fosse favorável ao Estado e, não, aos interesses do governante (o alvo era o bem comum).
Segundo Maquiavel, na arte de bem governar, era necessário prescindir da moral cristã: os conceitos cristãos de “bem” e de “mal” não se aplicavam aos governantes. Se uma ação tida como imoral resultasse em algum benefício para o Estado ou fosse útil para a ordem, o governante não deveria hesitar em praticá-la (os fins justificavam os meios).
Outra característica apontada por Maquiavel era a generosidade: o príncipe deveria ser generoso, mas não muito, pois poderia adquirir má fama entre aqueles que não fossem beneficiados. Essa característica está presente na maioria dos governantes atuais visto que, em busca de apoio político fazem inúmeros acordos baseados no popular “uma mão lava a outra”.
Ainda de acordo com Maquiavel, o governante ideal precisaria ser piedoso e, ao mesmo tempo, cruel: na impossibilidade de reunir ambas características seria melhor que ele fosse temido pois, segundo ele, devido à natureza humana, é muito mais