Adequação de Rádio Bomba para Poço Artesiano
Localização
A empresa NT é abastecida por quarto poços artesianos localizados fora do pátio da mesma, e no distrito industrial de Carazinho, os poços ficam em uma distancia média de três km, longe do reservatório principal, dois poços possuem subestação própria e dois são alimentados por comando da fabrica.
Como funcionava anteriormente.
Existia um comando elétrico de motores localizado na fabrica próximo ao reservatório principal que fazia o controle das bombas através de programador eletro mecânico e também por boias de nível de agua. Este comando mandava para os comandos dos poços um sinal para ligar e desligar as bombas, três comandos de bombas recebiam sinal através de cabos e uma, que ficava mais distante, através de rádio bomba.
Os problemas que ocorriam.
O comando de controle ficava longe do operador de utilidades, tinham dificuldade para identificar alarmes e ouras anomalias que aconteciam.
Não era possível identificar se realmente as bombas dos poços estavam funcionando e mandando agua para o reservatório.
Tinha problema de isolamento e rompimento de condutor de sinal devido ao longo caminho que o cabo fazia fora do pátio da fabrica.
Painéis novos pela nr10 devem ser iniciados por botão de reset quando retorna energia da concessionaria.
A outorga do ministério de aguas prevê que as empresas devem manter relatórios baseado em medidores e sensores automáticos instalados nos poços para analise de quanto cada poço pode ser explorado por dia e quanto por hora. Na empresa NT, em torno de 20 mil litros por hora e 300 mil por dia, 24 horas.
O que foi modificado
Foram instalados sensores de nível dentro de cada poço artesiano.
Instalado rádio modem em cada comando local das bombas dos poços e no comando dos reservatórios.
Instalado um CLP marca Siemens modelo S7 300 com entradas e saídas digitais e analógicas. Foi instalado um PC com um supervisório relativo ao programa do CLP Siemens.
O