SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTABILIDADE.
A contabilidade esta presente desde a antiguidade, e foi criada antes mesmo dos números, da escrita e da moeda. Ela tem o foco em um sistema de informação estruturada e avaliação.
Contabilidade não é uma ciência exata, e sim ciência social que utiliza métodos quantitativos (matemática e estatística), que estuda e pratica funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.
O objetivo da contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações, fornecendo informações úteis para a tomada de decisões.
Ainda que a contabilidade seja antiga, a evolução dos seus estudos acontece de uma forma lenta ao longo dos séculos.
Entre os usuários incluem-se pessoa física e jurídica, que diretamente ou indiretamente buscam compreender e ter interesse na situação financeira e contábil, e no desenvolvimento da entidade.
Usuários internos: gerentes, diretores, administradores e colaboradores.
Usuários externos: acionistas, instituições financeiras, fornecedores, governo e sindicatos.
O campo onde se aplica a contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, que mais é do que uma organização que reúne os elementos: pessoas, patrimônios, titular, ações administrativas e fim determinado. Onde se podemos classificar como Instituições e Empresas.
Empresa tem a finalidade econômica, isto é, tem a visão dos lucros.
Instituições tem a finalidade social e socioeconômicas, as dos objetivos sociais foca o bem-estar social, e socioeconômicas são aquelas cuja que cuja administração tem interesse no aspecto econômico da entidade. Sistema de informação
Sistema de informação nada mais é do que o conjunto de