Adaptações curriculares nas escolas regulares de ensino: o caminho para a inclusão
Monografia aprovada como requisito parcial à conclusão do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva da Faculdade Educacional da Lapa - FAEL.
Orientador (a): _____________________________________________________ Profª. Esp. Professor_________________________________________________ Professor_________________________________________________
____/____/ 2013.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente, quero agradecer a Deus, por ter nos dado a vida, humildade, sabedoria, paz, saúde e incentivo nessa ardorosa e vitoriosa caminhada na busca de novos horizontes.
Aos meus familiares pelo estímulo e motivação.
A minha orientadora Professora Juliana Bolfe.
Aos meus colegas do curso, pela convivência durante esta jornada acadêmica, proporcionando-me momentos maravilhosos dentro e fora da FAEL.
“Todos, sem exceção podem aprender, mas ninguém aprende exatamente, da mesma forma, no mesmo ritmo e com os mesmos interesses”.
Rosita Carvalho (2008, p. 110).
RESUMO
A presente monografia explana sobre a importância o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas espaciais, em classes regulares de ensino, com destaque para as adaptações curriculares fundamentais, na concretização dessa proposta. O mesmo tem como objetivo conhecer os procedimentos e atitudes adotadas pela escola municipal Antonio Bernardo da Costa, no que diz respeito ao processo de adaptação curricular, e a preparação dos professores das turmas regulares desse contexto, de modo que favoreça a inclusão dos alunos com NEE. Inicialmente aborda-se sobre adaptações curriculares necessárias em benefício do aluno com necessidades educativas especiais, e elucida-se sobre a importância da formação professor da educação inclusiva e as adaptações em suas práticas pedagógicas, bem como, os recursos e materiais adaptados necessários para concretização da