Pedagogia
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED0770/1) – Prática do Módulo
11/06/2013
RESUMO
O principal desafio da Escola Inclusiva é desenvolver uma pedagogia centrada na criança (aluno), capaz de educar a todos, sem discriminação, respeitando suas diferenças; uma escola que dê conta da diversidade das crianças e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário. É a ser perseguida por todos aqueles comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática, justa e solidária.
Uma vez que, sem o acesso à escola, dificilmente as pessoas com deficiência conseguirão exercer a sua cidadania em plenitude.
Palavra- chave: Adaptação, Diferença, Solidariedade.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho nos leva a uma reflexão sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, em classes regulares de ensino, como a forma mais avançada de democratização das oportunidades educacionais. Tem como objetivo analisar as possibilidades e desafios da Educação Especial Inclusiva no Ensino Fundamental, bem como as barreiras que surgem no decorrer do processo inclusivo
A inclusão de Alunos com deficiências, no ensino regular, requer uma mudança de paradigma na educação, que nos remete também a uma nova concepção do ato de ensinar e aprender. Essa mudança de paradigma implica em um novo modo compreender e fazer educação. Ela aponta para a construção de uma escola livre de preconceitos, que valoriza a interação entre diferenças e a construção do conhecimento como parte construtiva do sujeito.
Incluir torna-se um novo desafio educacional que envolve toda a sociedade, pois somente a escola não conseguirá tornar o portador de necessidades especiais uma pessoa sociável e produtiva e, portanto consciente do seu papel social.
2 DESENVOLVIMENTO
Hoje a inclusão é uma das questões mais