A idade média, idade das trevas? ou idade da prosperidade?
DISCIPLINA: IMAGENS E IMAGINÁRIO SOBRE A IDADE MÉDIA
Introdução
O mundo medieval ocidental
Idade Média é a designação tradicional do período que se estende do século V ao XV. Mas, ao longo desses mil anos, as antigas porções ocidentais e orientais do Império Romano conheceram processos muito distintos, embora mantivessem importantes relações entre si.
No Ocidental – Europa Ocidental – podemos observar uma lenta interpenetração da sociedade romana com as germânicas que, articuladas pela Igreja Romana, originaram uma nova sociedade, a feudal. No Oriente o Império Romano, ou Bizantino, manteve as heranças grega e romana.
Ainda no Oriente, nesse período, os mulçumanos fundaram- a partir da Península Arábica – um império que se estendeu da Índia ate a Península Ibérica.
O longo período medieval ocidental é tradicionalmente subdividido em Alta e Baixa Idade Média. A primeira, abrangendo os séculos V ao X, corresponde à tendência geral de retração da economia e de ruralização da sociedade, que levou ao feudalismo. A segunda, que vai do século XI ao XV, caracteriza-se pela expansão feudal e sua posterior crise.
A Alta Idade Média ocidental foi o período de formação e consolidação do feudalismo.
Esse sistema constitui-se, ao longo de vários séculos, numa evolução estrutural que remonta à crise romana do século III e passa pela formação das realezas germânicas e sua crise no século IX. No século X o sistema feudal estava estruturado e tinha sua consolidação clássica no norte da atual França.
O feudalismo se expandiu no século XI e, no período que vai do século XII a meados do século XIV, começou a sofrer um vigoroso processo de transformação, marcado pelo renascimento do comercio e da vida urbana. Foram essas transformações que, a médio prazo, levaram o sistema à desagregação.
A crise do sistema feudal se explica pelas suas próprias contradições. O seu crescimento a partir do século XI produziu,