Adam Smith
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive pelo seu próprio interesse, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica. As doutrinas de Adam Smith exerceram uma rápida e intensa influência na burguesia, pois queriam acabar com os direitos feudais e com o mercantilismo.
Adam Smith nasceu em uma pequena aldeia em Kirkcaldy, na Escócia no dia 5 de junho de 1723 e faleceu em 17 de julho de 1790 na Escócia aos 67 anos.Smith era filho de Margaret Douglas e de um advogado, funcionário público também de nome Adam Smith,que faleceu dois meses depois de seu nascimento. Sua mãe o encorajou a seguir o seus desejos de se tornar um acadêmico, Frequentou o Burgh School of Kirkcaldy uma das melhores escolas secundárias da Escócia naquele período. Smith estudou latim, matemática,história e escrita.
Aos 15 anos, Smith matriculou-se na Universidade de Glasgow, onde estudou filosofia.Em 1740, entrou para o Balliol College da Universidade de Oxford, mas, Oxford deu-lhe pouca ajuda para o que viria a ser sua obra e acabou por abdicar da sua bolsa em 1746. Em 1748 Começou a dar aula em Edimburgo. Algumas destas aulas eram retóricas e de literatura, mas mais tarde dedicou-se à cadeira de “´progresso da opulência”, e foi então, no fim dos anos 1740, que ele expôs pela primeira vez a filosofia econômica do sistema simples e óbvio da liberdade natural” que viria a proclamar no seu Inquérito sobre a natureza e as causas da riqueza das Nações.
Em 1751, Smith foi nomeado professor de Lógica na Universidade e Glasgow, passando, no ano seguinte, a dar a cadeira de filosofia moral. Nas suas aulas, cobria os campos da ética,