Plano de estudo de Analise e orientação objeto
Análise e Modelagem Orientada a Objetos
Oque é Orientação a Objetos?
Orientação a objeto na visão de Rumbaugh(1996) é a maneira de pensar os problemas utilizando modelos organizados a partir de conceitos do mundo real, sendo o principal componente o objeto, que combina dados e comportamento.
Ainda não entendi! Bom... de uma forma simples, definimos orientação a objetos como um paradigma que tenta de forma objetiva colocar tudo que temos ao nosso redor(OBJETOS) em uma forma lógica. Mas como assim? Simples, transformamos os objetos do mundo real em objetos e conjunto de objetos(CLASSES) no “no mundo virtual”. Agora ficou fácil!
E pra que serve isso? Inúmeras vantagens, mas as principais são o “CREM”:
Confiabilidade: Controle e segurança;
Reusabilidade: reutilização dos códigos;
Extensibilidade: facilidade de implementar novas funções no código existente;
Manutebilidade: facilidade de manutenção no código sem precisar alterar tudo 1 a 1;
Bom, seguindo nessa linha de pensamento é EXTRAMAMENTE importante saber oque é(e não só decorar) um Objeto, uma Classe, Atributos e Métodos:
Objeto: Qualquer coisa do mundo real: o dispositivo que tu está acessando agora é um objeto, onde tu está sentado, para os viciados o celular que ta ai do lado também é um objeto, ou seja qualquer coisa do mundo real torna-se um objeto, lembrando que deve ser físico, não vai achar que o teu APAVORAMENTO porque ta chegando a prova e tu arrecem começou a estudar, isso não é um objeto isso ai é bem feito porque deveria ter estudo antes! mas vamos la:
Classe: é um conjunto de objetos, por exemplo: Veículos: pode haver vários tipos, porém todos são objetos da mesma classe(tipo) Ex: Carro, Ônibus, Caminhão, todos são veículos.
Atributo: São as características da classe, como no exemplo anterior, temos a classe Veículos: quais as características dos veículos? Cor, Ano, Modelo,etc.
Método: São as operações, ações que a classe pode executar: Exemplo Padrão: Incluir,