Adam Smith
DIREITO - 1º PERÍODO NOTURNO
ADAM SMITH
PENSAMENTOS ECONÔMICOS
CORPO DOCENTE: KELLEN SALOMÃO
CORPO DISCENTE: ADRIELLE DE LIMA,
ALEXANDER PONTES , BRUNA SILVA,
CLAUDIA JEOVANIA, ILANA DERRIGO,
JOSÉ VANDO , LORYENNE MARIANA,
LUIZ HENRIQUE TAVARES .
ANÁPOLIS, FEVEREIRO, 2014.
INTRODUÇÃO
A apresentação que segue trata especificamente a teoria baseada no pensamento econômico de um dos principais teóricos clássicos liberais.
Pensamento Econômico Segundo Adam Smith
Adam Smith teve destaque muito grande com sua obra “ A Riqueza das Nações “ e foi considerado o patrono da Economia como disciplina autônoma.
Defendia a ideia de um mercado que se autorregularia.
Segundo Smith, não se faz necessária nenhuma intervenção do Estado na economia. O mercado iria se moldando aos interesses da população.
Um mercado livre poderá produzir de acordo com a expectativa da sociedade, produzindo bens na quantidade e no preço que ele espera.
Adam Smith defendia os ideias do liberalismo dentro da economia, porém, não negava que o Estado deveria intervir para evitar a ocorrência de monopólios ou de cartéis comerciais , afim de atender os anseios da sociedade.
A intervenção do Estado ocasionaria numa economia menos eficiente , que geraria menos riquezas não só ao próprio governo, como também para o povo.
Todo indivíduo empenha-se continuamente em descobrir a aplicação que mais lhe dê vantagem. Tendo em vista sua própria vantagem e não da sociedade.
Para Smith o papel do Estado se limitaria à três aspectos: defender a nação , promover a justiça e empreender obras.
Smith defende ainda a teoria da especialização das produções (divisão do trabalho em plano internacional), trocas entre os produtos excedentes produzidos em cada nação (cada país deve se concentrar no que se pode produzir a custo mais baixo e