Senso comum e conhecimento científico
A etimologia da palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Mas não podemos parar por ai, atualmente a palavra ciência se contextualizou e traz consigo, além da ideia do conhecimento, a ideia da incessante busca pela verdade através de métodos específicos. O senso Comum: é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos, baseia-se na subjetividade, atravessando gerações e gerações perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo, sem sistematização de metodologia, e sua forma de aprendizagem se dá por forma de erros, é um conhecimento empírico.
Conhecimento Científico: tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, Observação, uma resposta científica para determinada questão. É a busca da ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. Lida com problemas mais complexos e procura explicá-los por meios científicos.
É um conhecimento racional, que apura os fatos para chegar a uma "conclusão exata" da questão muitas vezes já concluída pelo senso Comum.
É um conhecimento objetivo, reflexivo, complexo e utiliza metodologia própria denominada de métodos científico, utiliza-se de diretrizes lógicas para avaliar os fenômenos e as técnicas definidas para verificar seus princípios. O método Científico nos permite observar, experimentar, controlar, analisar fenômenos e sintetizar. O conhecimento científico não é uma verdade única e acabada, é um saber que está em constante evolução.
Diferenças e semelhanças entre o Senso Comum x Conhecimento Científico
No senso comum o conhecimento é subjetivo enquanto que o conhecimento cientifico é objetivo. No senso comum perpetua o habito e as tradições, o conhecimento cientifico está em constante evolução.
O senso comum muitas vezes age por intuição enquanto a ciência age pela comprovação dos fatos. O que os assemelha é o fato de