Senso comum e conhecimento cientifico
Objetivo específico: compreender as características do conhecimento científico e sua distinção do senso comum, bem como a influência das diferentes concepções na explicação dos fenômenos naturais.
RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Objetivos específicos: relacionar critérios do senso comum e do conhecimento científico, isto é, características básicas que orientem sobre o que, a princípio, pode ou não ser classificado como um e outro; analisar uma determinada situação ou problema do dia-a-dia, indo além do saber imediato a respeito dela.
Fizemos uma boa caminhada até aqui, não é. Muito bem! Você aprendeu a importância de contextualizar melhor esse saber no seu percurso histórico, para apresentá-lo aos seus alunos, também, de forma contextualizada, tendo em vista que o conhecimento e um processo sempre em construção. O homem é um ser que faz questionamentos existenciais e que tem de interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significados, criando representações significativas da realidade e intervindo sobre ela, podendo lançar princípios explicativos que sirvam de base para a organização e a classificação dos elementos do seu mundo: esse processo caracteriza o conhecimento. Existem diferentes formas de conhecimento que partilham do papel de explicar a realidade. Vamos abordar duas delas, que nos interessam particularmente, quando tratamos de Ciência: o senso comum e o conhecimento científico.
Conhecimento do senso comum
Essa é a forma de conhecimento mais usual que o homem utiliza para interpretar a si mesmo, a seu mundo e ao universo como um todo, produzindo interpretações significativas. Podemos dizer que o senso comum é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, adquirido no trato direto com as coisas e com os seres humanos; de outro modo, é o saber que prevalece em nossas vidas diárias, aquele que é sem comprovação ou estudo, sem a aplicação