Adam Smith - Pensadores Classicos
Smith recebe influência dos Iluministas (ordem natural das coisas/racionalidade) e influência dos fisiocratas.
Definição de riqueza segundo Smith = “Os bens de consumo produzidos anualmente pelo trabalho da sociedade”.
Segundo Smith, as pessoas podem existir apenas em sociedade. Elas estão expostas às injurias mútuas e precisam da ajuda de alguém. Quando há reciprocidade nessa ajuda, a sociedade se desenvolve. Se o outro tem intenção de prejudicar e ofender o próximo, sem essa “caridade’ da sociedade, o sistema de justiça é requerido.
A riqueza das nações
Divisão do trabalho:
Segundo Smith, a divisão do trabalho influência diretamente na produção. O trabalho pode trazer uma produção maior ou menor. O volume de produção depende da tecnologia, habilidade de produção e etc.
Segundo Smith, a divisão do trabalho aumenta a produção pro três razões:
Habilidade. Cada trabalhador desenvolve uma habilidade maior na realização de uma simples tarefa repetidamente.
Economia de tempo: pois se o trabalhador não puder ir ao trabalho, outro exercerá sua função
Maquinário pode ser desenvolvido para aumentar a produtividade, uma vez que as tarefas tenham sido simplificadas e feitas habitualmente por meio da divisão do trabalho
A harmonia de interesses e o governo limitado
Smith ressaltou que os participantes da economia tendem a ir atrás de seus interesses pessoais. O negociante busca o lucro. “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que nós esperamos nosso jantar, mas da sua consideração de seu próprio interesse. ” O consumidor procura o preço mais baixo por um bem, o trabalhador procura o maior salário etc.
Ao perseguir seus próprios interesses, os agentes da economia contribuem para o desenvolvimento do país. A mão invisível guia a economia para um bem estar social. Há competição pelo lucro, pelos melhores empregados e pelo melhor emprego. Dessa forma, não há