Classicos Versus Keynes Enviar
MARINGÁ, ABRIL DE 2015
Sumário
Introdução: 3
Adam Smith: 3
David Ricardo: 5
John Maynard Keynes: 6
Discussão: 7
Considerações finais: 10
Referências bibliográficas: 11
Introdução:
Este trabalho trata-se de pequena pesquisa bibliográfica sobre três grandes pensadores: Adam Smith, David Ricardo e John Maynard Keynes, sua biografia, principais obras, contribuições às teorias econômicas do nosso tempo, além do confronto (comparativo) de ideias entre ambos. Iniciaremos por Adam Smith que é considerado o pai da economia, o qual foi um grande teórico, contribuindo imensamente para essa ciência. Defensor do liberalismo econômico, para ele se cada indivíduo agisse de forma independente na busca de seus próprios interesses, faria com que a economia como um todo obtivesse o melhor resultado. Criador de ideias como mão invisível e divisão do trabalho, defendia a não intervenção do estado na economia.
Seguimos então para outro pensador, David Ricardo, economista inglês, pregava a limitação na emissão de moeda como medida preventiva para o combate à inflação, sua principal contribuição é a teoria do livre-comércio internacional.
Em seguida abordamos o pensador John Maynard Keynes, que coloca o governo no centro da ação econômica, para corrigir as distorções, podendo consumir pelas famílias e investir pelos empresários, propôs o déficit público e seu financiamento através da emissão de títulos públicos, fazendo com que a economia volte acrescer.
Vejamos então, o resultado deste pequeno levantamento da vida e obra desses grandes pensadores da economia.
Adam Smith:
Smith foi um grande teórico, dedicou grande parte sua vida ao magistério. Nasceu na Escócia, em 1723, estudou na Universidade de Glasgow, entre 1723 e 1740, onde teve por mestre o filosofo e historiador, da escola de senso moral, Francisco