Ad2 Psicologia Organizacional 1
Matéria Psicologia Organizacional
Aluna: Maria Fernanda Ziegler de Andrade
Atividade Avaliativa 2
Questão:
A Psicologia Industrial surge no início do século XX com a consolidação da Revolução Industrial nos países norte-americanos e anglo-saxão. Com a necessidade da competição entre as empresas e o seu rápido crescimento e desorganização houve a necessidade de aumentar a produção e os rendimentos das mesmas adotando a racionalização do trabalho defendida pelo americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Havia a necessita de substituir o empirismo e a improvisação existente por técnicas que elevassem a competência e eficiência das organizações.
Nesse contexto as ideias de Taylor surgem buscando aumentar o luro das indústrias através de um controle do processo produtivo e do aumento da eficiência. Assim a psicologia voltada para o trabalho estava vinculada aos interesses industriais da época que adotavam os pressupostos de Taylor como a seleção e colocação profissional, a medição do limite de esforço dos trabalhadores para a criação de cotas de produção e de exames de orientação vocacional. A fundação da Psycology Corporation colaborou para a chamada seleção científica buscando a verificação de características pessoais para a realização de tarefas específicas, a qualificação e especialização do trabalhador.
O taylorismo foi um progresso e a primeira tentativa da teoria de administração e encontrou um ambiente desorganizado e desestruturado nas organizações.
No entanto podemos destacar algumas críticas a sua administração ciêntifica como a robotização do operário através de superespecialização, a abordagem microscópica do trabalhador, tomado isoladamente e como parte da máquina industrial, pela abordagem tecnicista e mecanicista, onde a motivação para o trabalho viria apenas através da busca por recompensas apenas materiais e salariais do trabalho.
Dessa forma não havia por parte de Taylor uma preocupação humanística