Amostra de componentes
Teoria Estruturalista
Introdução
A Teoria Estruturalista surgiu por volta de 1950, como desdobramento das análises dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria de Relações Humanas. Representa também uma visão extremamente crítica da organização formal. Parte do conceito de estrutura (do grego – struo = ordenar) como uma composição de elementos visualizados em relação à totalidade da qual fazem parte. As partes são reunidas em um arranjo de natureza estruturada e tornam-se subordinadas ao todo (estrutura) e qualquer modificação em uma das partes implica em modificações nas demais partes.
1. Origens do Estruturalismo
1. Oposição a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas;
2. Necessidade de visualizar a organização como uma unidade social – onde grupos sociais compartilham os objetivos da organização;
3. A influência do estruturalismo nas ciências sociais – filosofia, psicologia, antropologia e na lingüística;
4. Novo conceito de estrutura - é o conjunto formal de dois ou mais elementos que permanecem inalterados. A estrutura mantém-se mesmo com a alteração dos seus elementos ou relações.
O conceito de estrutura significa a análise interna de uma totalidade em seus elementos constitutivos, suas disposição, suas inter-relações, etc., permitindo uma comparação, pois pode ser aplicado a coisas diferentes entre si.
2. A sociedade de organizações
Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender para nascer, viver, e morrer. O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais, iniciado pela Teoria das Relações Humanas, para o das interações entre as organizações sociais. Para