15 66 1 PB
INCENTIVO À EDUCAÇÃO DENTRO DAS EMPRESAS COMO
FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA OS COLABORADORES
Cadine Maria Avila da Silva
Eduardo Sobolewski
Giovanna Carla Erkmann
Juliana Bruch
Mônica Faustino
Acadêmicos do Curso de Administração - Famec
Carlos Gonsalez
Professor da Famec carlos@famec.com.br RESUMO
O presente artigo discute o incentivo à educação dentro das empresas como motivação para os colaboradores. O artigo está estruturado da seguinte maneira: um breve histórico sobre motivação, seus objetivos e teorias; as novas necessidades dos colaboradores nas empresas; uma análise sobre a educação no Brasil; a situação do incentivo à educação nas empresas em questão; e conclusão, onde analisamos a situação e expomos nossos argumentos de como seria importante às empresas incentivarem a educação no Brasil.
Palavras-chave: Incentivo à Educação. Motivação. Educação no Brasil.
INTRODUÇÃO
O presente artigo discute a motivação dentro das empresas visando o incentivo da educação primária, secundária e superior dentro do setor da produção e logística de três empresas escolhidas.
Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola ou a faculdade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas empresas tem investido muito neste setor.
O principal método de pesquisa utilizado neste artigo foi o levantamento de dados através de entrevistas e questionários aplicados em três empresas distintas. “Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses” (GIL, 2002). A realização deste levantamento
Conhecimento Interativo, São José dos Pinhais, PR, v. 3, n. 2, p. 75-92, jul./dez. 2007.
Cadine Maria