Gestao de Projetos
O objetivo das cortas é corrigir injustiças históricas provocadas pela escravidão na sociedade brasileira. Qual o efeito desse passado escravista?
É o fato de negros e índios terem menos oportunidades de acesso à educação superior e consequentemente, ao mercado de trabalho.
Os sistemas de cotas raciais fazem parte de um modelo de ação afirmativa criado nos anos de 1960. Qual a diferença desse sistema no Brasil e nos Estados Unidos.
Nos estados Unidos esse sistema veio com a proposta de amenizar o impacto da desigualdade social e econômica entre negros e brancos. Hoje apesar da reserva de vagas ser considerada ilegal nos Estados Unidos, as universidades americanas usam as ações afirmativas para selecionar alunos negros e hispânicos com potencial. No Brasil o sistema de cotas raciais não beneficia apenas negro, mas pardos e índios. Há ainda as chamadas cotas sociais, para alunos vindos de escolas publicas r deficientes físicos e cotas mistas para estudantes negros que estudaram na rede publica por exemplo. Para concorrer a tais vagas os candidatos devem assinar um termo declarando a raça e, em algumas instituições passar por entrevistas.
As cotas vão fazer da nossa uma sociedade racista?
O Brasil está longe de ser uma democracia racial no mercado de trabalho, na politica, na educação, em todos os âmbitos, os/as negros/as tem menos oportunidades e possibilidade que a população branca. O racismo no Brasil está imbricado nas instituições publicas e privadas. E age de forma silenciosa. As cotas não criam racismo, ele já existe. As cotas ajudam a colocar em debate a perversa presença funcionando como uma efetiva medida anti-racista.