Relat rio 1 Determina o de umidade e cinzas
Angélica Fernandes, Daiane Andrade,
Thais Fernanda & Rhayssa Lopes.
Análise de Alimentos/ Engenharia de Alimentos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professor: Augusto Tanamati
Resumo
A Prática foi realizada para determinação de umidade e cinzas presentes em uma amostra de farinha de milho. Os métodos utilizados foram de secagem em estufa e incineração, sobrando no final apenas os compostos inorgânicos. Durante todo o processo as amostras eram pesadas para concluir os cálculos da análise do alimento.
Introdução
“A determinação da composição centesimal dos alimentos visa determinar principalmente os teores de: umidade, cinzas, proteínas, carboidratos, fibras, lipídios, vitaminas 3 e minerais. Outros parâmetros como a atividade de água, cor e textura, também possuem grande importância na indústria de alimentos.
A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. No processo de secagem essa determinação é fundamental. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar as seguintes características do produto: Estocagem, Embalagem e Processamento. A água pode estar presente no alimento sob as seguintes formas: Água livre: é a água que está simplesmente adsorvida no material, é a mais abundante. É perdida facilmente às temperaturas em torno da ebulição. As outras formas de água existentes não apresentam valores consideráveis sob o aspecto prático, devido aos baixos teores em que estão presentes.
O método de estufa é o método mais utilizado em alimentos e está baseado na remoção da água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e é então conduzido para o interior por condução. O aquecimento direto da amostra a 105ºC é o processo mais usual.
A cinza de uma amostra de alimento é o resíduo inorgânico que permanece após a queima de matéria orgânica de uma amostra. A cinza é constituída