CRESCIMENTO E DESENVOLVMENTO
IDOSO
Professor: José Odir
Alunos: Camila de Almeida Ferracin
Sabrina Aparecida Pereira
Thiago Felix Rigotti
IDOSO
De acordo a PNDA (Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar) Existem 23,5 milhões de idosos acima de 60 anos no Brasil e de acordo com o IBGE a expectativa de vida dos brasileiros e de 74,6 anos. O envelhecimento é um resultado de várias modificações como primeiramente a biológica, em um idoso não há mais crescimento, mas sim percas, pois seu organismo passa por alterações fisiológicas como, por exemplo, perda muscular, perdas bioquímicas e quedas hormonais assim caindo a capacidade do seu organismo. O envelhecimento não é um processo só biológico, mas também psicológico, pois com a idade o comportamento muda em relação a si próprio e a outras pessoas, esses comportamentos trazem consequências como inadaptações à nova vida. E também há envelhecimento social que seria imposto por essa sociedade por um critério de idade, desempenho de uma atividade ou tarefa num grupo etário que podem levar a preconceitos contra esses idosos.
As doenças também são as principias causas presentes na vida de um idoso, como perda muscular, diminuição da densidade óssea, o aumento da gordura corporal, redução do débito cardíaco a elevação da pressão arterial etc. Todos eles acarretam desequilíbrios no organismo deixando cada vez mais enfraquecidos. Outras principais doenças do envelhecimento são: artrite é uma doença severa e progressiva causando incapacidade, mobilidade e até mortalidade; a diabete é provocada pela deficiência da produção da insulina; a osteoporose é caracterizada por desgaste da cartilagem e enfraquecimento dos ossos; amnésia, que é perda da memória que leva a uma grande incidência de quedas que pode levar a dependência de parentes e de uma sociedade entre outras doenças.
Entretanto, com a prática de atividade física pode-se controlar e até mesmo curar algumas doenças, dentre os benefícios destaca-se: menor